Risco de Engenharia

 

O Seguro de Riscos de engenharia foi criado garantir toda a segurança para empreendimentos de implantação, obras dos mais diferentes tipos, ampliação, reforma, cobrindo inclusive os danos causados a terceiros.
Sua cobertura abrange incêndio, roubo e furto qualificado, erro de execução, sabotagens, danos causados por vendaval, queda de granizo, entre outros. Porém, tem a possibilidade de contratação de coberturas adicionais que garantem inúmeros imprevistos que podem comprometer o bom andamento da construção, reforma ou ampliação. Entre as diversas coberturas opcionais do Seguro de Riscos de Engenharia, está o pagamento por danos causados por tumultos ou greves, despesas com a retirada de entulhos do local.

Existem várias modalidades para a contratação deste ramo de seguro, de acordo com a natureza dos riscos:


• Obras Civis em Construção (OCC) – ampara o construtor contra os riscos de danos ou destruição das obras de Engenharia Civil, dos equipamentos e/ou das máquinas utilizadas na construção durante o período da obra e, caso contratado, do período de manutenção.

• Instalação e Montagem (IM) – ampara as empresas montadoras, construtoras ou os proprietários dos  bens em qualquer tipo de indústria contra os riscos de quaisquer acidentes dos quais possam resultar danos ou destruição das montagens e instalações (máquinas, instalações, estruturas de aço de qualquer natureza, etc.), durante todo o período de montagem e testes e, caso contratado, do período de manutenção.

• Obras Civis em Construção e Instalação e Montagem (OCC/IM)

• Quebra de Máquinas (QM) – oferece proteção contra danos causados por avarias internas ou acidentes externos em qualquer tipo de máquina em funcionamento normal.

• Equipamentos Eletrônicos (EE) - modalidade de Quebra de Máquinas específica para equipamentos eletrônicos (baixa voltagem), oferece proteção contra todos os riscos de danos internos e internos nas  instalações eletrônicas e de informática.

De forma geral é necessária a inspeção prévia dos riscos por profissionais habilitados, assim como a análise dos cronogramas físico-financeiros das construções, instalações e/ou montagens a segurar.